O Manual Operativo do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica da Baía de Ilha Grande (MOP BIG) foi elaborado pela empresa de consultoria PST Ambiental com participação ativa do Comitê através do Grupo de Acompanhamento da Implementação do PRH-BIG e da AGEVAP como gestora e fiscal do contrato.

O MOP BIG tem como objetivo transformar uma parcela das ações previstas no Plano de Recursos Hídricos da Baía da Ilha Grande (PRH-BIG) em um Manual Operativo, apresentando de forma clara as atividades que devem ser realizadas para implementação das ações prioritárias do Plano de Recursos Hídricos.

A contratação foi divida em 6 produtos, conforme imagem abaixo:


O MOP foi elaborado com o objetivo de orientar a execução prática de ações prioritárias do PRH-BIG, traduzidas em modelos tático operacionais representados por súmulas, que constam: as informações das ações contidas no PRH-BIG; as atividades que devem ser realizadas para cada ação; os responsáveis pelas tarefas que compõem cada atividade; os prazos estabelecidos para cada atividade e observações/informações complementares. Além disso, foram elaborados fluxogramas de processos centrais, que são empregados em boa parte das ações, e para as ações integradas foram elaborados fluxogramas das atividades para as ações de curto prazo que se iniciam nos primeiros cinco anos.

Foram priorizadas 24 ações, de nove programas diferentes, e estabelecidas 44 atividades, cada qual com uma meta e um orçamento e com até seis procedimentos operacionais, resultando em 245 procedimentos distribuídos ao longo do tempo entre os anos de 2023 e 2026. Para cada procedimento foram propostas as datas de início, a data de final e um produto específico.