Comitê BIG realiza seminário na semana mundial da água



O dia 22 de março é marcado pelo dia mundial da água. O objetivo é colocar em discussão assuntos importantes relacionados a esse recurso natural indispensável à vida e à produção. Para marcar a data e suas reflexões, na terça-feira dia 23, às 14h, o Comitê de Bacia da Ilha Grande (BIG) irá realizar um seminário online para debater aspectos fundamentais de gestão da água doce: a governança das águas, os riscos geo- hidrológicos, e o enquadramento de corpos d’água. Ângelo Lima, secretário executivo da Governança das Águas (OGA Brasil); Ana Luiza Coelho Netto, professora da UFRJ e; David de Andrade Costa, professor do IFF vão debater o tema. O evento é gratuito e voltado a membros, estudantes, pesquisadores e toda a população da bacia. As inscrições também são online.

O objetivo do BIG Seminário é debater aspectos técnicos relacionados à gestão da água e seus impactos sociais, buscando a aplicabilidade na bacia hidrográfica da Ilha Grande, que abrange o território continental e as ilhas dos municípios de Paraty, Angra dos Reis e o bairro de Conceição de Jacareí no município de Mangaratiba, incluindo Unidades de Conservação, parte da Serra da Bocaina, ecossistemas de manguezais e outros continentais, costeiros e marinhos, e uma população aproximada de 250 mil pessoas.

A primeira palestra será do Doutor em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial, Ângelo Lima. Ângelo é Secretário Executivo do Observatório das Águas (OGA-Brasil), uma organização que reúne várias entidades que atuam na gestão de recursos hídricos em todo Brasil e atua para gerar, sistematizar, analisar e difundir informações das práticas de governança das águas pelos atores e instâncias. O tema será “Governança das Águas”. Recentemente o OGA-Brasil lançou o Protocolo que objetiva tornar mais precisas e transparentes as medidas tomadas pelas instituições/organismos participantes dos sistemas nacional e estaduais de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Brasil. O documento se apresenta como uma ferramenta para facilitar o trabalho dos entes e atores que atuam na gestão das águas, e será debatido no seminário.


Outras Notícias