CBH-BIG Participa De Encontro De Saneamento Do Estado Do Rio De Janeiro



No dia 21 de março (Quinta – Feira), o Comitê de Bacia da Baía da Ilha Grande (CBH-BIG) esteve presente no Encontro de saneamento do Estado do Rio de Janeiro 2024.  
O evento foi realizado na Casa da Cultura de Paraty, RJ e contou com a participação de diferentes agentes envolvidos no setor – público e privado. 
 
O Encontro representou um ambiente de debate sobre a importância do Saneamento para o Desenvolvimento Sustentável do Estado do Rio de Janeiro, Espaço de diálogo, de avaliação de cenários e de construção de rumos a partir da interface de atores que pensam e fazem o setor de Saneamento no Rio de Janeiro, o Encontro pautou o Novo Marco Legal do Saneamento, Projetos de Saneamento no estado e Avanços e Desafios do saneamento. 
 
Inicialmente foi abordado o Novo Marco Legal Do Saneamento abordado pelas instituições, Grupo Águas Do Brasi l, Abes, Crea e Agenersa. 
 
Em seguida o tema Projetos De Saneamento No Estado Do Rio De Janeiro foi abordado por, Águas De Paraty, UFF, Prefeitura De Arraial Do Cabo, Águas De Juturnaíba, Fiocruz e Agenersa. 
 
Finalizando o Painel Avanços E Desafios Do Saneamento No Estado Do Rio De Janeiro 
abordado por, Prefeitura De Macaé, IRM, Governo Estado RJ, Grupo Águas Do Brasil, Agevap e Ast Brasil. 
 
Durante a programação foi apresentado por, Tito Cals, da FIOCRUZ o Projeto de saneamento ecológico da Aldeia Araponga, projeto financiado pelo Comitê de bacias hidrográficas da Baia da Ilha Grande que consiste na construção de 5 banheiros com sistemas ecológicos de tratamento de esgoto na Aldeia Indígena Araponga, localizada em Paraty RJ. , o Saneamento ecológico da aldeia Araponga faz parte do Programa de Esgotamento Sanitário do comitê, projeto no qual foi finalizado e entregue na última Quarta – Feira dia 20 de março 
 
O evento também contou com a participação de representantes dos municípios de Arraial do cabo e Macaé, no qual fizeram suas falas e apresentações ao decorrer do evento. Além desses também estavam presentes profissionais do Governo do Estado do Rio de Janeiro e os Membros do Comitê de Bacias hidrográficas da Baia da Ilha grande. 
 


Outras Notícias