Projetos desenvolvidos em Angra dos Reis e Paraty são destaques no Encontro Nacional de Comitês de Bacias.



O Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande (CBH-BIG) esteve presente em mais um Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), realizado entre os dias 21 e 25 de agosto, na cidade de Natal/RN. Com o tema “Águas do Brasil: Governança, Adaptação e Desenvolvimento” o XXV ENCOB teve como objetivo fomentar diálogos entre entes do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Brasil, bem como de outros interessados no tema, para partilhar experiências e novos modelos de gerenciamento e governança das águas, de forma participativa e descentralizada, de modo a apontar para toda a sociedade a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos.

O Colegiado investiu nos últimos dois anos mais de R$ 1,8 milhão em projetos de esgotamento sanitário, previstos em seu Plano de Recursos Hídricos (PRH). Destaque para a implementação de sistemas de esgotamento sanitário nas comunidades de Japariz, na Ilha Grande em Angra dos Reis, e Ponta Negra em Paraty, apresentado pelo presidente do Comitê, Luis Paulo do Nascimento. Ao todo, cerca de 180 residências/famílias passarão a contar com sistemas de esgotamento sanitário, melhorando a qualidade de vida e do meio ambiente. Os projetos, desenvolvidos em parceria com as prefeituras municipais de Angra e Paraty, estão em andamento e foram apresentados na programação do espaço Integração das Águas.

Outro projeto destaque em Natal/RJ foi a implementação do sistema de esgotamento sanitário ecológico na Aldeia Araponga, do povo Guarani. Esse projeto está sendo realizado em parceria com o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), o Fórum de Comunidades Tradicionais e a FIOCRUZ. O responsável pela apresentação foi o Engenheiro Ambiental e Sanitário Tito Cals, membro do Comitê da Bacia da Ilha Grande. Ele é pesquisador em Saneamento Ecológico do OTSS/Fiocruz e o responsável técnico do projeto. O objetivo é levar saneamento e dignidade às comunidades indígenas na região.

Educação Ambiental também teve espaço no ENCOB. A tecnologia social Bacia Escola do Retiro, desenvolvida na Ilha Grande em Angra dos Reis, realizada em conjunto com a IEAR/UFF, foi apresentada no evento pelo Professor e Pesquisador da Universidade Federal Fluminense em Angra dos reis , Anderson Mululo Sato, membro do Comitê. O projeto adota uma bacia ou sistema hidrográfico, neste caso a do Retiro em Angra dos Reis, em busca da sustentabilidade e resiliência a desastres por meio da gestão ambiental participativa integrando ciência cidadã, educação ambiental, agroecologia e hidro-solidariedade.

Durante as apresentações os membros do Colegiado, sediado em Angra dos Reis, reforçaram a importância da articulação de uma rede institucional – envolvendo pesquisadores e todos os responsáveis pela gestão da água e saneamento - e a integração dos conhecimentos populares e tradicionais com os técnico-científicos, para promover a tecnologia social. Além do espaço Integração Pelas Águas, os representantes do Comitê da Bacia da Ilha Grande participaram de um podcast com falas de comitês do Brasil inteiro.

O Presidente do Comitê de Bacias hidrográficas da Baía da Ilha Grande, Luis Paulo Nascimento (DAE-Paraty), ressaltou a importância da participação do comitê no evento. "É um momento de trocar experiências para a estruturação da gestão e de ações sólidas, integradas e articuladas em prol da gestão da água. As diferenças ambientais e sociais de cada região hidrográfica, enriquecem ainda mais os debates, aumentando o entendimento, a aproximação entre os atores e consequentemente, o leque de opções para as soluções e avanços tão esperados por toda sociedade."

Para saber mais sobre os projetos apresentados, leia as matérias relacionadas em: https://www.cbhbig.org.br/noticias


Outras Notícias