Inscrições abertas para novos membros do Comitê da Baía da Ilha Grande



Até o dia 07 de janeiro estão abertas as inscrições para novos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande (CBH BIG). Os eleitos irão atuar de fevereiro de 2020 a fevereiro de 2022 na gestão participativa dos recursos hídricos na bacia hidrográfica da Baía da Ilha Grande, equivalente a Região Hidrográfica I, no Estado do RJ. No total são 24 vagas, sendo 8 para usuários, 8 para o poder público e 8 para a sociedade civil.

Dentre as atividades da composição do Plenário estão discutir e aprovar o Plano de Recursos Hídricos da Baía da Ilha Grande-RJ (PRH) e pautas orçamentárias; debater e aprovar programas de trabalho, projetos e relatórios; eleger a diretoria colegiada; participar da criação de Câmaras Técnicas; além de outras atividades que visam a gestão e a melhoria da qualidade e quantidade de água na Bacia.

Os inscritos primeiramente passam por um processo de habilitação, para posteriormente estarem aptos a concorrerem as vagas oferecidas. Após essa análise, ocorre a convocação de fóruns eleitorais de acordo com cada segmento para a escolha dos representantes. Todas as etapas e orientações estão disponíveis no edital nº003/2019.

As inscrições podem ser enviadas através dos Correios ou entregues das 9h às 16h na Secretaria Executiva do CBH-BIG, a AGEVAP, que fica na Avenida Luigi Amêndola, 236 – RJ – CEP 23.906-435. O edital e o formulário, assim como outras publicações relacionadas, também estão disponíveis no site do Comitê na aba “Forma de Ingresso”.

A Comissão Eleitoral que acompanhará todo o processo até fevereiro de 2020 foi eleita pelos membros do Comitê durante a 48ª Reunião Plenária Ordinária realizada no dia 10 de outubro (foto). A reunião aconteceu no auditório da Superintendência Regional do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em Angra dos Reis-RJ, com a presença de seus membros e convidados para discutir questões pertinentes à gestão das águas na região.

Sobre o Comitê da Baía da Ilha Grande
O Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande (CBH-BIG) foi instituído no dia 7 de outubro de 2011, pelo Decreto Estadual nº 43.226/2011, cuja a redação foi alterada pelo Decreto Estadual nº 45.459/2015. O CBH-BIG é um grupo que reúne órgãos do governo, sociedade civil e os usuários da água para debater, planejar e destinar recursos financeiros para ações que influem na quantidade e qualidade das águas.


Outras Notícias