Comitê apoia projeto de educação ambiental que recicla óleo vegetal



O Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande (CBH-BIG), através de sua Secretaria Executiva – AGEVAP, efetuou recentemente a entrega das bombonas plásticas que serão utilizadas na coleta e armazenamento de óleo vegetal usado à Cooperativa de Trabalho e Reciclagem de Óleo Serra Mar.

A campanha “Não jogue seu óleo pelo ralo” foi desenvolvida com base no gerenciamento integrado e participativo da rede de parceiros que fazem parte do Fórum DLIS - Agenda 21 de Paraty, com o apoio do CBH-BIG, PROVE - SEAS RJ e das prefeituras de Angra dos Reis, Paraty, Rio Claro e parceiros. Voltada para a reciclagem de óleo vegetal, a campanha existe há 11 anos e já se tornou uma referência em toda a região. Ao longo deste período foram coletados mais de um milhão e quatrocentos litros de óleo que, transformados em matéria-prima, foram utilizados pelas indústrias para produção de sabão e biodiesel. 

Com o apoio do Comitê da Baía da Ilha Grande, além das prefeituras de Paraty e Rio Claro, o objetivo da campanha é reduzir a quantidade de óleo nos rios e ter água com melhor qualidade, incentivando o saneamento e a educação ambiental. A Cooperativa então fornece recipientes (bombonas) às escolas municipais e estabelecimentos comerciais interessados em participar. Por fim é feito o recolhimento regular do óleo acumulado e sua correta destinação, que tem sido, principalmente, a reutilização para a fabricação de sabão.

Para quem tiver interesse em participar ou obter mais informações, o telefone do Instituto Municipal de Meio Ambiente de Angra dos Reis é (24) 3368-4435, e o da Cooperativa de Trabalho e Reciclagem de Óleo Serra Mar é (24) 3367-2033.


Outras Notícias