Comitê Baía de Ilha Grande elege novos membros



Na última quarta-feira, dia 04, foram empossados os novos membros que irão compor a diretoria e plenária do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía de Ilha Grande (CBH-BIG), para cumprir mandato de 2 anos. A cerimônia de posse foi realizada durante 50ª Reunião Ordinária Plenária no Teatro Municipal de Angra dos Reis.

A nova diretoria traz Ulisses Mansur, da Brigada Mirim da Ilha Grande, como diretor- presidente, Fernanda Rodrigues, como diretora secretária, representando o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-RJ), e como diretores administrativos, Luís Paulo Silva do Nascimento, da Prefeitura de Paraty (Secretaria do Ambiente) e Alba Valéria, da Prefeitura de Angra dos Reis (Secretaria do Meio Ambiente).

Compõem também a nova plenária as seguintes instituições e seus representantes:
Pedro França – Prefeitura Municipal de Angra dos Reis (Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil), Andréia Quandt Monteiro – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio – Parque Nacional da Serra da Bocaina), Dalton Novaes – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio – APA Cairuçu), Ana Paula Guimarães – SUPBIG INEA, Hugo Batista – APA Tamoios, Murilo Thuller – Fundação, Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Leal – Universidade Federal Fluminense, Renê Duque – Movimento Verde (MOVE), Fabio José – Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Euristácio Moura – Núcleo de Mídias e Artes de Paraty, Raquel Freitas – Águas de Paraty, Cláudia Maria – Condomínio Laranjeiras, Sérgio Hokaiem - Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA), Maria José – Sociedade Ambiental de Proteção Ecológica (SAPÊ), Rafael de Oliveira – Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

O comitê é formado por três segmentos: poder público, usuários de água e sociedade civil. Com objetivo de não haver desproporção de poder de um segmento sobre o outro, cada um tem direito ao mesmo números de vagas para composição, sendo oito instituições representantes para cada, além de um suplente caso haja necessidade de substituir temporariamente ou até permanentemente cada um dos representantes.

O CBH-BIG atua majoritariamente no território de dois municípios, Angra dos Reis e Paraty, que por meio de suas secretarias representam o poder público. Os usuários devem ser entidades que dependem de outorga e comprovação de sua atuação na área de abrangência do comitê. Já a sociedade civil é composta por associações, instituições, organizações ou entidades constituídas a pelo menos dois anos com atuação relacionada a recursos hídricos e meio ambiente dentro da bacia.


Outras Notícias