Balanço Hídrico

O conhecimento dos processos hidrológicos de uma bacia hidrográfica é essencial para o direcionamento de ações voltadas para gestão de recursos hídricos. O Balanço Hídrico pode ser entendido como a contabilização das entradas e saídas de água de um determinado espaço. O balanço pode ser calculado para uma camada do solo, um trecho de rio ou para conjuntos de bacias hidrográficas.

O entendimento do Balanço Hídrico é complexo e depende de vários fatores como conhecimento do ciclo hidrológico (precipitação, escoamento superficial, evapotranspiração, infiltração), variáveis climáticas, condições do solo e sua utilização, hidrogeologia da bacia, usos da água existentes, histórico de monitoramento dos principais parâmetros que indicam a qualidade da água, entre outros.

O Balanço Hídrico da Região Hidrográfica I - Baía da Ilha Grande foi realizado com a elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica da Baía da Ilha Grande (PRH-BIG), sendo calculado por Unidade de Planejamento Hidrológica (UHP) e para trechos de rio.

Para o cálculo do balanço hídrico quantitativo e qualitativo os principais dados utilizados são dos relatórios temáticos: Relatório do Diagnóstico das Disponibilidades Hídricas - RD07, Relatório do Diagnóstico das Demandas Hídricas - RD08 e o Relatório do Balanço Hídrico - RD09, para acessar o Plano de Recursos Hídricos da BIG: www.cbhbig.org.br/plano-de-recursos-hidricos.

Balanço hídrico quantitativo:

O balanço quantitativo é calculado através da diferença entre a disponibilidade hídrica e o somatório de demandas das diversas finalidades de uso presentes na bacia.

Ao longo da elaboração do PRH-BIG foram analisados os usos cadastrados no INEA e na Agência Nacional de Águas (ANA) e segmentado por setor: Abastecimento, Indústria, Mineração, Agricultura Irrigada, Dessedentação Animal e Aquicultura.

O resultado do balanço hídrico é expresso através do Índice de Comprometimento Hídrico (ICH), índice que relaciona o consumo, a quantidade de água disponível e a quantidade de água remanescente em cada trecho de rio, o índice avalia o comprometimento das reservas de água disponíveis em cada trecho de rio. É importante observar que um comprometimento de 100% significa que existe demanda para toda a água disponível (disponibilidade hídrica) respeitando a permanência de uma vazão mínima no rio (Q95).

Balanço hídrico qualitativo:

A avaliação da qualidade da água dos rios da RH-I partiu da interpretação dos dados de 16 estações de monitoramento na RH-I, os principais parâmetros com regularidade de campanhas de monitoramento são: Oxigênio Dissolvido (OD), Fósforo Total (P), Nitrato (NO3), Turbidez, Coliformes Termotolerantes, Sólidos Suspensos Totais, temperatura da água e do ar, com dados entre 2014 e 2018.

O cálculo do balanço qualitativo fez uma relação de cada parâmetro com a disponibilidade hídrica (Q95) em cada trecho de rio. A análise dos resultados utilizou os valores de referência apresentados pela Resolução CONAMA Nº 357 que enquadra as concentrações de poluentes em classes, sendo a melhor qualidade como Classe 1 (classe especial - verde) e a pior qualidade como Classe 4 (vermelho).

A RH-I apresenta concentrações altas localizadas nas regiões mais densamente ocupadas - áreas com grande concentração de população e rios com menor volume de água com capacidade reduzida para estabilizar grandes quantidades de matéria orgânica (efluente líquido poluído - “descargas”) lançada nos corpos d’água.

Os Mapas apresentam os resultados da modelagem matemática da qualidade da água, por trechos de rios, para os parâmetros DBO, OD e coliformes termotolerantes, o PRH-BIG considerou como cenário atual o ano de 2018. Os resultados podem ser observados nos mapas abaixo:

Balanço Hídrico Quantitativo - Q95

Balanço Hídrico Qualitativo - Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO)

Balanço Hídrico Qualitativo - Oxigênio Dissolvido (OD)

Balanço Hídrico Qualitativo - Coliformes Termotolerantes