A Região Hidrográfica da Baia da Ilha Grande recebe uma presença significativa de turistas sazonalmente, segundo dados fornecidos pelo Diagnóstico do Setor Costeiro da Baía da Ilha Grande de 2015 (INEA, 2015), sendo essa sazonalidade moderada no município de Paraty, que tem um fluxo de turistas constante. A Região da Costa Verde, que engloba os municípios de Paraty, Mangaratiba e Angra dos Reis, é um importante polo turístico do estado do Rio de Janeiro. Angra dos Reis aparece em 9° lugar entre os destinos do Brasil e Paraty em 10° (SNPT/Mtur, 2013), dados que elucidam a importância do turismo para a dinâmica populacional do território em questão.

Os recursos hídricos são um dos vários recursos utilizados pelos seres humanos para satisfazer suas necessidades e melhorar sua qualidade de vida e o meio ambiente é o principal fator de desenvolvimento da região. O setor de turismo e lazer utiliza os recursos hídricos de forma direta e indireta em suas atividades, como a navegação, banhos e natação, passeios marítimos, turismo de pesca, competições desportivas, dentre outros.

Os Municípios que constituem essa região são internacionalmente conhecidos por suas belezas naturais, riqueza cultural e histórica e dentre seus atrativos mais conhecidos estão, a Ilha grande e o centro histório de Paraty, porém há muito mais a se oferecer para o turista, sendo essa região rica em atrativos relacionados ao turismo hídrico, como as Cachoeiras do Iriri, do Tobogã, do Taquari e da Cajaíba em Paraty e as cachoeiras da Feiticeira, Zungu, Bracuhy e Ariró em Angra dos Reis.

Outros atrativos turísticos são a prática de Rafting, que acontece no Rio Mambucaba, um dos principais rios da região, com corredeiras e águas cristalinas e a canoagem onde o praticante pode começar seu trajeto ao longo dos rios até chegar ao mar podendo continuar seu passeio aproveitando a bela paisagem da Baía da Ilha Grande.