Comitê de Bacia da Baía da Ilha Grande participa do Fórum Nacional dos Colegiados



O Comitê de Bacia da Baía da Ilha Grande (CBH-BIG) esteve presente em mais um encontro do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH). O objetivo é articular os Comitês de Bacia Hidrográficas em nível nacional, visando o fortalecimento dos mesmos como parte do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos de forma descentralizada, integrada e participativa. O presidente do CBH-BIG, Luis Paulo Silva do Nascimento, representou o Comitê e o Fórum Fluminense durante o encontro.

O Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) foi criado em 1999 e é uma instância colegiada formada pelo conjunto dos Comitês de Bacias Hidrográficas legalmente instituídos no âmbito do Sistema Nacional e dos Sistemas Estaduais de Recursos Hídricos existentes no território brasileiro. Desde sua criação, o FNCBH promove anualmente um Encontro Nacional de Comitês de Bacia (ENCOB), que objetiva a integração e a troca de experiências entre os seus Comitês membros, contribuindo para uma gestão participativa e compartilhada entre todos os componentes do Sistema de Recursos Hídricos do Brasil.

Como cada estado tem a sua demanda e sua preocupação, os encontros com os colegiados dos fóruns estaduais se tornam de extrema importância para as articulações das ações no âmbito estadual. “Discutirmos o sistema dos recursos hídricos e o cenário dos estados, sempre lembrando que o Rio de Janeiro é um estado que está à frente nesse processo. Mas ainda temos muito a avançar em relação ao enquadramento, sistema de informação e descentralização dos recursos para as agências de bacia” citou Luís Paulo, Diretor Geral do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande.

As reuniões dos fóruns acontecem a cada dois meses, neste ano de 2023, por exemplo, já foram realizados dois encontros, o primeiro em Maceió, o segundo em Porto Alegre. O terceiro será realizado em Cuiabá, nos dias 12 e 13 de outubro. Além da troca de informações, a articulação da ao CBH-BIG protagonismo na gestão nacional de recursos hídricos.


Outras Notícias