Mês da água: encontro do setor produtivo discute plano de redução de perdas no sistema de abastecimento



O Comitê de Bacia da Baía da Ilha Grande realizou no dia 30 de março um encontro entre representantes dos principais Usuários de água da Baía da Ilha Grande. O encontro teve como objetivo discutir os desafios, soluções e articular ações para que prestadores de serviços de saneamento e instituições que possuem sistema de abastecimento possam reduzir as perdas no sistema. A reunião foi realizada no auditório do Hotel da Eletronuclear, na Vila Residencial da Praia Brava, e contou com a presença de representantes das instituições do Setor Usuário de Água atuantes na Baía da Ilha Grande, como Transpetro, SAAE, DAE Paraty, Águas de Paraty, Eletronuclear e o Condomínio Laranjeiras. 
 
O evento faz parte do planejamento de ações aprovado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica em seu planejamento anual, que prevê ações como a implementação de macro e micromedição, substituição de redes antigas e ações de investigação de vazamento. A atividade foi a primeira reunião entre os principais usuários de água da Baía da Ilha Grande, que apresentaram as ações em andamento e discutiram a elaboração de um seminário, previsto para novembro de 2023, do setor usuários de recursos hídricos da BIG, onde cada usuário fará uma apresentação sobre os desafios para redução de perdas em seus sistemas, regulação e controle dos serviços de saneamento, e formas de fomento para iniciativas de redução de perdas, apresentação de soluções para os desafios apresentados e novas formas de compatibilizar as metas, garantindo que todos estejam trabalhando em direção ao mesmo objetivo final.  

Ao final do evento, os representantes participaram de uma visita técnica para conhecimento dos equipamentos instalados para monitorar o sistema de captação, tratamento e transposição das águas para abastecimento da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, para instigar as demais instituições, que ainda não dispõe do uso de tecnologias a aplicarem inovações em seus sistemas de abastecimento.


Outras Notícias