CBH-BIG promove capacitação de pilotagem de Drone para monitoramento e fiscalização ambiental



Público alvo foi profissionais envolvidos em atividades de fiscalização e monitoramento ambiental na Bacia.

O Comitê de Bacia da Baia da Ilha Grande realizou nos dias 01 e 02 de março o curso de pilotagem de Drone para monitoramento e fiscalização ambiental. A capacitação foi ministrada pela CPE Tecnologia, contratada pela AGEVAP, com recursos deliberados pelo Colegiado. O objetivo principal foi capacitar os profissionais da Prefeitura de Angra e Paraty, Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que atuam nas áreas de licenciamento, fiscalização ambiental e monitoramento de áreas de risco. Os profissionais participaram de aulas teóricas e práticas, visando o uso da tecnologia no dia-a-dia.

A demanda surgiu a partir da problemática encontrada pelas instituições responsáveis pelo licenciamento, o monitoramento e fiscalização ambiental da região, principalmente, das Áreas de Preservação Permanente (APP), como faixas marginal de proteção, nascentes, áreas de risco e até mesmo as áreas de ocupação irregular, que muitas vezes apresentam uma dificuldade de acesso por parte dos profissionais, limitando os estudos e resultados obtidos.

Por esse motivo, o curso contou com conteúdo especializado para a pilotagem de drones de forma segura e eficiente, conhecendo as características e limitações desses equipamentos, assim como as corretas formas de manuseá-lo, climas favoráveis ao voo e a transferência das imagens coletadas pelo equipamento.

Os conhecimentos adquiridos permitem uma maior liberdade de locomoção e imageamento aéreo de diversos pontos dos territórios, com isso, o Comitê buscou qualificar profissionais que trabalham com fiscalização e licenciamento ambiental, para melhorar a eficácia e agilizar as atividades destas instituições na região da Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande.

Essa é mais uma das ações deliberadas pelo Colegiado e executadas pela AGEVAP que visam o ganho ambiental e avanços na qualidade e na quantidade de água disponível na Bacia da Ilha Grande, a região hidrográfica I do Rio de Janeiro, que abrande Paraty, Angra dos Rei e o bairro Conceição de Jacareí em Mangaratiba.


Outras Notícias