CBH-BIG realiza oficina participativa dos Planos Estratégicos do MOP


Imagem: Comunicação CBH-BIG

O Comitê de Bacia da Baía da Ilha Grande realizou no dia 04 de Maio a oficina participativa de construção dos do Manual Operativo do Plano de Recursos Hídricos. Intitulado “o futuro da Baía da Ilha Grande a partir da implantação do PRH-BIG”, o objetivo foi capacitar e nivelar o conhecimento de membros e atores estratégicos da Região Hidrográfica em relação ao planejamento, que destaca uma série de ações que visam melhorar a qualidade e a disponibilidade de água.

O Manual Operativo é um documento orientador que visa a implementação das ações prioritárias propostas. Consiste no estabelecimento de estratégias operacionais e executivas para a implementação das ações, contendo o roteiro básico para a implementação, os atores responsáveis, os procedimentos necessários, os pré-requisitos e os resultados esperados, em um horizonte de quatro anos.

Ao fim da construção, foi realizado um momento de pactuação, que contou com a presença do vice-prefeito de Paraty, Pastor Izaques; do presidente do SAAE, Alexandre Giovanetti; do vice presidente da Câmara de Vereadores de Paraty, Tunico Gama; do representante do INEA, Felipe Freitas; o Professor da Universidade Federal Sul-Fluminense, Anderson Sato; o representante da Transpetro, Miguel Bentes e a Assessora de Responsabilidade Sócio Ambiental da Eletronuclear, Ana Beatriz Julião.

Foram apresentadas ainda algumas das ações já concluídas em 2022 pelo Colegiado como a aquisição de 181 Biodigestores, que tem capacidade de tratar 163.500 litros de esgoto por dia, atendendo a 2.040 pessoas nos municípios de Angra dos Reis e Paraty. Para essa ação, foi desembolsado o valor de R$335.784,45.

Foi anunciado ainda a efetivação do acordo com o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocâina (OTSS/Fiocruz), para pesquisa de Saneamento ecológico da Aldeia Indígena Araponga. Com um investimento de R$134.355,19, este projeto visa estruturar soluções alternativas de saneamento rural, através de banheiros coletivos e instalação de novos sistemas ecológicos de tratamento de esgoto.

O Diretor-Presidente do CBH-BIG, Luís Paulo Silva do Nascimento (DAE Paraty), destacou a importância do evento para a região hidrográfica e a participação dos representantes dos territórios: “A gente conta muito com a colaboração e o entendimento de todos os convidados. E estamos de portas abertas para discutir essas ações, ampliar e ter o entendimento para melhorar e garantir a gestão dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica”, destacou.


Outras Notícias