Entrevista: representantes da diretoria do CBH-BIG falam dos desafios da nova gestão

 
 
 
 

Imagem da diretoria colegiada empossada no dia 04 de março

 
     
 

Em março deste ano foram empossados os novos membros que irão compor a diretoria e a plenária do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía de Ilha Grande (CBH-BIG), para cumprir mandato de 2 anos. A cerimônia de posse foi realizada durante a 50ª Reunião Ordinária Plenária no Teatro Municipal de Angra dos Reis.

A nova diretoria traz Ulisses Mansur, da Brigada Mirim da Ilha Grande, como diretor- presidente, Luís Paulo Silva do Nascimento, da Prefeitura de Paraty (Secretaria do Ambiente) com diretor secretário e como diretores administrativos, Fernanda Rodrigues, representando o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET- RJ), Alba Valéria, da Prefeitura de Angra dos Reis, César Bassi, representando a Eletronuclear e Raphael Vieira, do SAAE – Angra dos Reis.

Em entrevista, o diretor-presidente do CBH-BIG, Ulisses Mansur, explicou como teve acesso ao Comitê e se interessou em participar. “Minha história e meu interesse com os comitês de bacia e questões relacionadas com hidrologia começaram ainda na minha formação, em Engenharia Ambiental, cursada em Volta Redonda. Desde lá eu frequentava, como ouvinte, as Reuniões do Comitê Guandu. Com minha mudança a trabalho para Angra dos Reis, sempre discutimos dentro da esfera do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE- AR), empresa que eu trabalhava na época, a importância do mesmo para a Gestão dos Recursos Hídricos, empresa essa que sempre teve cadeira como membro diretor do Comitê da Baía da Ilha Grande”, detalhou.

Ulisses pontuou ainda que sua experiência com comitês de bacias aumentou ainda mais em 2013, quando houve abertura de vagas para a nova entidade delegatária do CBH- BIG e foi efetivado como coordenador de núcleo da extinta FADUC, fundação que na época fazia o papel de delegatária da Região Hidrográfica I.

“Após um período afastado do comitê, por motivos pessoais, tive o prazer de me recolocar como membro neste momento em que tantos esperavam e que fiz parte desde do início, que é a finalização do Plano de Recursos Hídricos da nossa região hidrográfica, e tive o privilégio de tomar posse como diretor-presidente exatamente no dia oficial em plenária de lançamento do Plano”, destacou Ulisses.

A nova gestão do CBH-BIG começou e logo em seguida iniciou o período da quarentena para conter a disseminação do novo Coronvírus. O diretor secretário do Comitê, Luís Paulo Nascimento, destacou que lidar com os trabalhos do Comitê durante a pandemia tem sido algo bastante complexo.

“Ao mesmo tempo que o trabalho tem aproximado mais a diretoria e a Agevap das ações e fomentos do Comitê, foi distanciado o processo de mobilização e nivelamento de conhecimento da plenária. Os informes têm acontecido, mas as reuniões presenciais têm seu diferencial pois facilitam que todos possam contribuir com experiências e conhecimento sobre a gestão dos recursos hídricos”, explicou o diretor-secretário do CBH-BIG.

Luís Paulo ressaltou, porém, que este é um momento de aprendizado, para avaliar os pontos positivos e negativos pois “podemos pensar em como o Comitê tem contribuído ou pode contribuir para a região trabalhando de forma sistemática como tem sido feito, dentro das suas limitações, nas questões da gestão dos recursos hídricos, buscando ser parceiro de diversos projetos e das entidades nas atividades”.

Otimista, o diretor-secretário acrescentou ainda: “temos a expectativa de grande avanço com a possibilidade de aplicação dos recursos financeiros conforme planejamento do nosso recém- aprovado Plano de Recursos Hídricos”.

Confira no site a matéria sobre a nova composição do CBH-BIG no link http://www.cbhbig.org.br/noticias/11.