Comitê viabiliza impressão de guia junto a OTSS/FIOCRUZ



O Comitê da Baía da Ilha Grande, está viabilizando junto ao Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), a impressão do guia “Caminhos e Cuidados com as Águas”, que contou com pesquisadores acadêmicos e tradicionais, lideranças comunitárias e com a participação dos atores locais e da comunidade caiçara para a sua criação. A iniciativa visa a apoiar a Comunidade da Praia do Sono e outras comunidades que desejam aprender a cuidar das suas águas e colocar a mão na massa.

O Engenheiro Ambiental, Civil e Permacultor, Tito Cals, apresentou o documento para os participantes do Webinar - Semana do Meio Ambiente realizado pelo Comitê da Baía da Ilha Grande no dia 8 de Junho e ressaltou que “o Guia foi construído com uma linguagem muito simples, contando com ilustrações e fotos, com a intenção de semear a mensagem de Saneamento Ecológico pela região. Este documento foi lançado em 2018 e agora, em 2021, está quase certo que junto ao CBH-BIG, será feita a impressão de um número considerável de exemplares, para distribuirmos aqui na região”.

O engenheiro acrescentou ainda: “Já estamos pensando em um planejamento para a distribuição desses manuais para estarmos levando essa mensagem e fazer com que mais pessoas entendam que elas mesmas podem ser os seus agentes da transformação local.”

Para realizar a pesquisa-ação no saneamento ecológico, a OTSS contou com uma ação coletiva entre a Fiocruz, a Funasa e o Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba (FCT), com participação e protagonismo da Associação de Moradores Originários da Praia do Sono.

O guia traz o passo-a-passo para construir um tanque de evapotranspiração com superadobe e podem ser encontradas várias formas de cuidado com as águas. O documento pode ser acessado pelo site da OTSS, através do site https://www.otss.org.br/.


Outras Notícias