Paraty e Ilha Grande são eleitas Patrimônio da Humanidade pela Unesco

 
 
 
 

Parque Nacional da Bocaina

 
     
 

Ilha Grande e Paraty foram eleitas juntas este ano Patrimônio da Humanidade da Unesco na categoria de sítio misto (cultural e natural). O sítio agraciado inclui o centro histórico de Paraty e as reservas de Mata Atlântica da região da Ilha Grande, em Angra dos Reis. Dos mais de mil patrimônios mundiais, apenas 39 locais, em 31 países, são sítios mistos. Esse é o primeiro patrimônio de sítio misto do Brasil.

Agora, são 22 bens brasileiros na lista de sítios de excepcional valor universal. Segundo a Convenção do Patrimônio Mundial de 1972, da Unesco, o excepcional valor universal é expresso em dois principais critérios. Um deles é ser um excelente exemplo de interação humana com o meio ambiente. Outro critério é conter os habitats naturais mais importantes e significativos para a conservação da diversidade biológica.

O sítio apresenta alto grau de espécies endêmicas da fauna e da flora, assim como espécies raras do bioma Mata Atlântica. São 36 espécies vegetais consideradas raras, sendo 29 endêmicas. A área abrange cerca de 45% das aves da Mata Atlântica e 34% dos sapos e pererecas do bioma. Há registros de mamíferos raros e predadores, como a onça-pintada e o muriqui, o maior primata das Américas.

Para o diretor secretário do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía da Ilha Grande (CBH- BIG), Luís Paulo do Nascimento, este título representa um enorme ganho para a Baía da Ilha Grande. “É um reconhecimento que traz grande mérito para região e que pode abarcar grande investimento em preservação ambiental e cultural, além da visibilidade que será aumentada potencializando o turismo que é uma das principais atividades econômicas de nossa região”, destacou o diretor.

Apesar de não ter participado da comissão de candidatura, o CBH-BIG, segundo o diretor secretário, tem participação indireta importante pois, dentro do plano de ação apresentado para ONU, o tema recursos hídricos é muito relevante.