Comitê de Bacia da Baía da Ilha Grande investe R$ 7,5 milhões em projetos de melhoria da água na região

 
 
 
 

Plenária do CBH-BIG

 
     
 

O Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica da Baía de Ilha Grande (CBH-BIG), através de seu Plano de Aplicação Plurianual (PAP), destinou R$ 7.548.589,66 a serem investidos no período de 2019 a 2022. O valor será aplicado principalmente no Plano Municipal de Saneamento Básico de Angra dos Reis e Paraty, no Manual Operativo do Plano de Recursos Hídricos, no apoio a Campanha não jogue seu óleo pelo ralo,que faz parte do Programa de Reaproveitamento do Óleo Vegetal (PROVE) e no desenvolvimento do Sistema de Informações Geográficas e Geoambientais da Baia da Ilha Grande (SIGA-BIG).

O Plano de Aplicação Plurianual (PAP) é o instrumento de planejamento do CBH-BIG para orientar os desembolsos a serem executados com recursos da cobrança pelo uso da água. Trata dos investimentos a médio prazo em ações voltadas para o aperfeiçoamento da gestão e melhoria da qualidade e disponibilidade da água para população.

A definição dos investimentos ocorreu durante a 45ª Reunião Ordinária Plenária do CBH-BIG realizada em abril de 2019 em Paraty. Após ajustes apontados na reunião anterior, a Resolução CBH-BIG Nº 23/2019, que traz os detalhes dos investimentos, foi aprovada por unanimidade.

Para o diretor secretário CBH-BIG, Luís Paulo do Nascimento, a expectativa do Comitê com a aplicação dos recursos do PAP em termos de avanços nos projetos é a melhor possível. No entanto, o diretor ressaltou que o mais importante é fazer com que os projetos saiam do papel. “Precisamos avançar na gestão dos projetos, no sentido de que as coisas andem e se tornem concretas. Não ficarmos no campo das ideias fazendo reuniões sem que haja algum avanço e resultados que possam ser percebidos pelos moradores”, pontuou Luís Paulo.